Conhecida como uma das mídias com um dos melhores ROI para se trabalhar no eCommerce, o e-mail marketing é fundamental na estratégia de marketing digital das lojas virtuais. Conforme pesquisa da exame.com.br, na empresa ViajaNet, 30% das vendas são resultado direto das ações de marketing por e-mail. Para aumentar a efetividade destas ações, é necessário criar táticas de otimização de resultado.
O teste A/B é um excelente aliado para melhorar as métricas de visualização, captação, conversão, CTR, entre outras. Saiba como funciona:
1º Passo: Definição da variável.
Nesta etapa, você define a métrica que deseja aperfeiçoar. Desta forma, é necessário escolher a variável que deseja alterar para mensurar qual a melhor opção de aplicação. Por exemplo, caso queira avaliar se o “Produto X” ou “Produto Y” gera um maior índice de visualização no assunto do e-mail, crie duas variações dele:
Subject A: Produto X em 12x sem juros e Frete Zero em todo site.
Subject B: Produto Y em 12x sem juros e Frete Zero em todo site.
2º Passo: Porcentagem da base utilizada no teste:
Defina o número suficiente de contatos impactados pelo teste para observar o padrão de comportamento:
Subject A: enviado para o segmento X (que representa 5% da base)
Subject B: Enviado para o segmento Y (que representa 5% da base)
Pronto, agora já podemos realizar o envio de teste.
3º Passo: Coleta de resultado
Depois de realizado o envio, necessitamos colher as métricas para avaliar o resultado e realizar o envio da opção vencedora para o restante da base. Além disso, o tempo para a coleta de dados varia conforme o tipo de teste e tamanho das amostras de contatos que utilizamos.
Os melhores insight sobre a forma de como anunciar seu produto estão mais próximos do que você pensa. Um teste A/B bem elaborado faz com que as empresas conheçam os desejos de consumo dos seus clientes. Logo, é necessário cada vez mais conhecer o perfil de seu público e mostrar que a sua empresa sabe o que ele deseja, gerando um diferencial competitivo frente às outras empresas.