Benefícios no uso de QR Code para minha marca

Qr-code HospedareAtualmente, as tecnologias são essenciais para moverem a economia, e as empresas que estão sempre atentas a evolução do mercado conseguem melhorar seu desempenho, conquistar mais clientes e manter aqueles que já fazem parte de sua história. Com as redes sociais, o acesso maior a informação e também à internet, sabemos que nenhuma companhia consegue se destacar de sua concorrência se não souber administrar bem a tecnologia. São milhões de possibilidades que podem ser usadas nessa empreitada, como o QR Code, aplicativos sociais, e-commerce, entre outros.

O uso dessas tecnologias permite que você mostre credibilidade, valorize mais seus produtos e serviços e também melhoram seu lucro. Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, vamos mostrar como usar o QR Code e quais benefícios ele pode te oferecer.

O que é o QR Code?

Antes de saber como usar o QR Code, vamos ver o que ele é? O QR Code nada mais é do que um gráfico 2D, que mais parece uma caixa preta com várias outras caixinhas dentro, divididas entre linhas brancas que são implementadas em diversas frentes. Nela contém todos os dados que são pré-estabelecidos, sejam eles números de telefone, SMS, textos ou até mesmo site.

O Código QR vem da palavra em inglês Quick Response. Ele pode ser facilmente escaneado por aparelhos que tenham câmeras, principalmente celulares, as barras bidimensionais. Eles podem armazenar uma grande quantidade de caracteres como alfanuméricos (cerca de 4.296), binários (até 2.953), numéricos (7.089) e até mesmo do alfabeto japonês/kanji (1.817). Ele é usado em revistas e jogos, e normalmente mostra dicas, páginas da internet e informações de empresas que estão dispostas a se mostrar para um público cada vez mais conectado. Para isso, é você quem define tudo o que será ‘inserido’ nesse código.

Hoje já é possível encontrar os QR Codes em estacionamentos de shoppings, cardápios, etiquetas, entre outros. Já em jogos e páginas ele tende a mostrar dicas que são valiosas para quem está navegando. Além disso, os QR Codes também vêm sendo utilizados como estratégias de marketing, principalmente as que trabalham em comércio online.

Como esse código surgiu?

O QR Code foi criado no país mais tecnológico de todo o mundo, o Japão. Os responsáveis pela descoberta foram os profissionais da empresa Denso-Wave no ano de 1994. Na época os códigos eram usados para a identificação na indústria automobilística. A Denso é uma das filiais do Japão da Denso Toyota, a responsável pelo desenvolvimento dos QR Codes e de todo o esquema de marcações, componentes, subconjuntos e elementos que visam acelerar os processos.

Foi apenas em 2003 que os QRs começaram a ser adicionados em aparelhos de telefones móveis, graças às câmeras fotográficas cada vez mais precisas e integradas com a tecnologia mundial. Em seu país de origem, os QR Codes são usados em todas as propagandas, assim como nas autorizações de residência no país. O sucesso deles é tanto que o mundo já vem conhecendo as vantagens do QR Code e fazendo com que eles se popularizem ainda mais. Isso fez com que esses códigos acabassem recebendo normas internacionais.

Seu sucesso se dá por conta de sua segurança e também da possibilidade de serem lidos mesmo quando a superfície onde estão forem escurecidas ou sofram qualquer tipo de dano. Ele já foi feito em calçada portuguesa e também no calçadão de Copacabana. No Brasil, eles chegaram apenas em 2007, quando a Fast Shop o usou pela primeira vez em um informe publicitário. Menos de um ano depois ele já era implementado em propagandas de cerveja, em anúncios de operadoras de celulares e também em publicações jornalísticas impressas.

Aqui no país o código já virou, inclusive, etiqueta de peças conhecidas como ‘etiquetas-faladas’, isso porque conseguia falar sobre todo o processo de criação e concepção da coleção de um projeto de Moda Praia, de um projeto de Moda inclusiva.

Como ele funciona?

Agora que você entendeu como usar o QR Code, vamos entender como ele funciona? Como já dissemos antes, o QR Code só pode ser lido por meio de uma câmera fotográfica e por um programa de computador que consegue ler os códigos bidimensionais. Com isso, o aplicativo consegue ler a mensagem que foi inserida na imagem. Todo código QR tem uma espécie de margem, que delimita onde ele começa e onde deve acabar. Nos quatro cantos dessa delimitação existe uma espécie de caixinhas menores, que ficam sempre em destaque. São elas as responsáveis pelo formato do código e também por mostrar a sua função. Por isso, sabemos que é ali que se consegue registrar se o QR será em letras ou números. São nessas extremidades também que saberemos o caminho que ele seguirá para ser decodificado, independente de um site, uma rede social, entre outros.

As outras partes da imagem possuem a informação dele, que são colocados em pequenos módulos, os bytes. Ao todo são 8 bytes em apenas um QR. Além disso, no canto dos códigos existem algumas regiões que determinam qual a sua versão, como 21×21 módulos ou até mesmo 177×177. Atualmente existem nada menos do que 40 tipos diferentes de QR Codes existentes. Há ainda as timing patterns, que servem como uma espécie de orientadores de posicionamentos tanto para a coluna quanto para as linhas de cada código. Já a referência de alinhamento é visto em um quadrado menor, que pode ser visto como o guia de leitura dos códigos.

Como usar o QR Code para minha empresa?

O QR Code pode ser utilizado para melhorar a identidade e o modo como sua empresa ‘se mostra’ para o grande público. Ele pode ser usado para guiar o consumidor para um site ou até mesmo endereço e que o ajudará a te encontrar e conhecer mais sobre o seu trabalho. Podemos encontrar os QR Codes em pilares de estacionamento, em cardápios, livrarias e até mesmo em baús de caminhão. Eles também são vistos em etiquetas de roupas, em embalagens de produtos e alimentos e em calçadões, como o da praia mais famosa do Brasil.

Eles podem ser usados em utilidades como weblinks, em SMS. e-mail ou até mesmo para que o consumidor possa marcar um evento em sua agenda ou calendário. Ele também pode ser usado para garantir a entrada de eventos e manter o controle das pessoas que estão na festa, para ser usado como currículo, compartilhar Wifi e até mesmo para realizar as autenticações bancárias. Além disso, é importante lembrar que ele gera uma economia enorme para a publicidade, já que ocupa menos espaço em publicações e pode ser inserido em diversos locais e não apenas nas páginas de uma revista ou jornal.

Ferramentas para fazer o seu QR Code

QR CODE GENERATOR

O Code Generator é um site que conta com centenas de recursos para criar seu próprio código de forma totalmente gratuita ou paga, dependendo do que você quer criar. Nele você também consegue acompanhar todas as estatísticas do seu QR Code e também seu download. Nele você seleciona qual o tipo de dado quer realizar, o tamanho e qual o caminho deve ser usado, além é claro do conteúdo de seu código que deverá ser inserido no próprio site para a criação.

Dessa maneira você pode usar a tecnologia a seu favor sem ter que gastar muito do seu orçamento para alcançar seu objetivo.

UNITAG QR

Já o Unitag é outro site que consegue criar não apenas o Qr, mas também os logotipos que devem ser usados e incrementar com os códigos, SMS, vCard, entre outros. Nele você cria QR personalizados, com formatos variados, estilos diferentes e também em cores diversas, tudo para que ele se destaque e tenha a cara de sua empresa ou produto. Tudo de forma criativa para serem usados em cartões de visitas, enviados em e-mail ou mensagens de texto, entre outros. O melhor é que para criar seu próprio QR Code sem nenhum custo, você precisa seguir apenas 3 passos. Simples e prático para que você comece agora mesmo a usar essa tecnologia a seu favor.

Agora que você já sabe todos os benefícios do QR Code e o que ele pode fazer por você, utilize essa ferramenta como mais uma estratégia de marketing de sua empresa e melhore sua relação com os clientes e com o mercado.