E-mail marketing é uma das maneiras mais diretas de você falar com seu cliente, apresentando baixo custo, rapidez e extrema facilidade com que as métricas das ações podem ser obtidas. Além disso, é uma mídia que apresenta uma vasta gama de oportunidades de vendas.
Segundo levantamento realizado pela LeadPix Survey com 1.300 internautas sobre qual o principal motivo que está levando as pessoas a perderem cada vez mais o interesse em adquirir produtos e serviços oferecidos por sites de compras coletivas e clubes de descontos:
- 33% afirmaram ter tido experiência negativa no uso do cupom do produto ou com o serviço adquirido
- 18% disseram encontrar dificuldade em utilizar os cupons no estabelecimento
- 17% relataram que as ofertas eram pouco relevantes ou desinteressantes
- 16% acusaram o atendimento precário prestado pelos clubes aos consumidores
- 10% admitiram ser impactados por diferentes ofertas várias vezes ao dia
- 8% relataram comprar cupons e se esquecer de utilizar, sem receber sinal de alerta.
O resultado serve para reforçar a falha na estratégia de segmentação e oferta para o público-alvo. Confira as dicas da KingHost para melhorar suas campanhas e não perder seus clientes:
Segmentação:
Use as informações que você já possui a seu favor! Crie grupos de clientes para oferecer determinados tipos de ofertas. Você pode separá-los, por exemplo, conforme o tipo de produto que já compraram, região, gênero e idade. Desta forma, você terá certeza que a sua campanha estará adequado ao público que receberá a oferta.
Subject:
Falhas na hora de criar o assunto da mensagem podem comprometer o resultado das suas campanhas. Entenda o que o seu cliente deseja, realize frequentemente testes A/B e conheça o perfil do seu nicho de mercado. Clique aqui e confira o post que fizemos sobre esse assunto.
Teste de visualização em diferentes Webmails:
Nada pior do que receber uma mensagem com problemas, correto? Logo, antes de realizar o envio, teste sua peça em diferentes Webmails para saber como a mensagem chegará aos seus clientes.
Criação de grupos de contatos conforme aspectos comportamentais:
Verifique o engajamento dos seus clientes nas campanhas. Uma dica interessante é separá-los conforme periodicidade de abertura, por exemplo, criando campanhas mais agressivas para aqueles contatos que não abrem sua campanha há mais de 3 meses.
Não utilize expressões características de spam:
Quem aqui nunca recebeu um e-mail contendo termos como: ofertas imperdíveis, crédito fácil, clique aqui e renda extra? Evite o uso desses termos para garantir que sua mensagem chegue à caixa de entrada de seus clientes.
Use e-mails válidos nos campos “Remetente” e “Responder para”:
Quando você envia uma mensagem, você está criando um relacionamento. Logo, nada mais lógico do que o seu cliente poder entrar em contato respondendo a mensagem para o e-mail utilizado no envio.
Não utilize base de terceiros
O uso de base de terceiro ou a compra de lista de contatos é um dos erros mais comuns. Campanhas com baixo engajamento e/ou índice alto de reclamações de spam farão com que sua reputação seja prejudicada, diminuindo a entregabilidade de suas futuras mensagens.
A grande verdade é que o E-mail Marketing está em constante mudança. Por isso, fique sempre a par dos relatórios de suas campanhas e crie sempre novas estratégias para aperfeiçoar suas métricas. Contudo, vale ainda lembrar que o respeito ao cliente é a chave para manter uma relação duradoura, no e-mail marketing não é diferente.
Fonte: eCommerceNews